A Microsoft anunciou nesta segunda-feira (3) que vai investir 15,2 bilhões de dólares nos próximos anos até 2029 nos Emirados Árabes Unidos, focando principalmente em inteligência artificial (IA). A empresa também obteve permissão para importar chips avançados para o país do Golfo.
Desde 2023, a gigante tecnológica dos Estados Unidos já investiu 7,3 bilhões de dólares nos Emirados, em um projeto apoiado pelos governos americano e emiradense, segundo o presidente da Microsoft, Brad Smith, que divulgou a notícia durante uma visita a Abu Dhabi.
Parte desse investimento inclui 1,5 bilhão de dólares destinados à empresa G42, controlada pelo conselheiro de segurança nacional e irmão do presidente do país, Tahnoon bin Zayed.
Brad Smith destacou que entre 2026 e 2029, a Microsoft planeja investir mais 7,9 bilhões de dólares para fortalecer a infraestrutura de IA e serviços em nuvem no país, totalizando os 15,2 bilhões de dólares.
Os Emirados Árabes Unidos, importantes exportadores de petróleo, têm como objetivo usar a inteligência artificial para diversificar sua economia e se tornar líderes globais nessa área até 2031.
Apesar das restrições de exportação impostas pelos Estados Unidos sobre certos chips avançados de IA para a China, os Emirados buscam flexibilizar essas regras com acordos estratégicos, como o firmado em maio durante a visita do então presidente americano, Donald Trump, a Abu Dhabi.
Durante a gestão do presidente Joe Biden, a Microsoft foi uma das poucas empresas a receber licenças de exportação que permitem armazenar no país cerca de 21.500 chips A100 da Nvidia, explicou Brad Smith.
Em setembro, a empresa recebeu novas permissões para enviar o equivalente a mais 60.400 chips A100, que são tecnologias ainda mais avançadas, reforçando os rigorosos controles de segurança tecnológica exigidos.
Fonte: AFP

