PELOTAS, RS (FOLHAPRESS)
A Microsoft anunciou que já está funcionando com dois centros de dados focados em nuvem e inteligência artificial no estado de São Paulo.
Esses locais ainda terão mais unidades em construção para expandir sua capacidade. A informação foi compartilhada por Priscyla Laham, presidente da Microsoft no Brasil, durante o evento Microsoft AI Tour em São Paulo.
Os centros fazem parte do plano da empresa de investir R$ 14,7 bilhões no Brasil até 2027 para melhorar a infraestrutura de nuvem e IA.
Priscyla Laham ressaltou que a inteligência artificial pode ajudar o Brasil a crescer em inovação, produtividade e se destacar mundialmente.
A Microsoft também atualizou o programa de treinamento em habilidades de IA, que começou em 2024. O objetivo é capacitar 5 milhões de brasileiros até 2027, e até agora 6,6 milhões já iniciaram cursos, com 2,8 milhões já formados.
O Brasil é considerado um ótimo lugar para abrigar esses centros de dados, que funcionam como locais especializados para supercomputadores processarem grandes volumes de dados.
Recentemente, analistas do BTG Pactual destacaram o Brasil e o Chile como regiões ideais para o setor de data centers.
Além disso, está em discussão um projeto de lei que cria um regime especial de impostos para empresas que constroem e operam data centers no país, reduzindo impostos federais para esses produtos.
