A ex-primeira dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, criticou nesta quinta-feira (13) uma declaração da senadora Soraya Thronicke sobre os atos criminosos do dia 8 de janeiro. Durante a sabatina do procurador-geral da República, Paulo Gonet, a senadora sugeriu que os advogados que defendem os réus desse caso deveriam ser investigados.
No Instagram, Michelle compartilhou uma mensagem que dizia: “Soraya Thronicke, senadora que segue a onda do Bolsonaro e que defende atualmente os advogados dos investigados na CPMI do INSS… Agora, na sabatina do Gonet, ela pede investigação contra os advogados das vítimas do 8 de janeiro. Surreal! Eu não estava acreditando!”
Durante a sabatina, Soraya questionou as defesas muito semelhantes dos réus julgados pelo Supremo Tribunal Federal pelo plano golpista. Ela afirmou que a narrativa se repete com réus de todo o país, assistidos por advogados de várias regiões, e sugeriu que pode haver algum acordo por trás desse padrão de comportamento.
A senadora também declarou que se sente triste por fazer a denúncia, já que o caso envolve colegas dela, mas destacou que, do jeito que defende a Ordem dos Advogados do Brasil em outras situações, é necessário chamar atenção para esses profissionais quando, segundo sua avaliação técnica, surgem sérias dúvidas sobre sua conduta.
Na quarta-feira (12), o plenário do Senado aprovou a recondução de Paulo Gonet ao cargo de procurador-geral da República com 45 votos a favor e 26 contra. Ele continuará na função por mais dois anos, até o final de 2027.
*Com informações de Emilly Behnke da CNN Brasil
