20.6 C
Brasília
sexta-feira, 06/02/2026

MGI libera contratos para ampliar rádios públicas FM

Brasília
nublado
20.6 ° C
20.6 °
20.6 °
90 %
0.7kmh
86 %
sáb
28 °
dom
22 °
seg
21 °
ter
23 °
qua
17 °

Em Brasília

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Central de Compras, divulgou na última quarta-feira (4/9) contratos de registro de preços para compra de equipamentos e soluções completas para transmissão de rádio FM.

Essas compras incluem fornecimento, instalação, configuração, ativação, testes, treinamento e garantia, focando em expandir o sinal da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP/EBC) e outras rádios públicas. Inicialmente, 51 órgãos e instituições públicas serão beneficiados, ampliando o número de canais de rádio FM disponíveis em várias cidades brasileiras.

O projeto tem como objetivo levar a programação das rádios públicas para mais pessoas, fortalecendo os meios de comunicação estatais e educativos, garantindo maior alcance da comunicação pública e facilitando o acesso da população a conteúdos sociais, culturais e informativos.

Os contratos podem ser usados por órgãos e entidades da União, estados, municípios e Distrito Federal que quiserem aderir. Isso permite a criação de novas rádios e promove uniformidade nas compras, maior escala e eficiência na gestão pública. O modelo também facilita a participação de parceiros públicos interessados na RNCP, alinhado com as funções da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e as políticas de comunicação digital.

Entre os benefícios esperados estão a diminuição dos custos administrativos, maior rapidez na implantação das estações de transmissão e o fortalecimento da infraestrutura pública de comunicação. O processo de contratação, com valor de R$ 105,5 milhões, já apresenta uma economia de cerca de 20% em relação aos valores previstos inicialmente, demonstrando a eficiência do modelo adotado pelo MGI, que realiza compras integradas para adquirir maior quantidade de itens.

Os contratos de registro de preços podem ser consultados na página da Central de Compras, onde os órgãos interessados encontram as informações necessárias para adesão durante o período de vigência, que será de um ano com possibilidade de renovação por mais um ano.

Veja Também