O Metrópoles foi selecionado como um dos finalistas do prêmio Cláudio Weber Abramo, uma iniciativa da Escola de Dados (Open Knowledge Brasil) em colaboração com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) que visa incentivar o jornalismo de dados. Essa competição valoriza projetos que promovem transparência ativa no jornalismo, incluindo a divulgação de metodologias, códigos e dados utilizados nas investigações.
A matéria Máfia Chinesa, escrita pelos jornalistas Artur Rodrigues, Luiz Vassallo e Milena Vogado, foi destacada como uma das três melhores na categoria Investigação. Ela compete com reportagens produzidas pelo jornal O Globo e pela Agência Pública pelo título de melhor reportagem investigativa baseada em dados.
Publicado entre 16 e 18 de fevereiro de 2025, o trabalho apresenta uma nova série de crimes cometidos por estrangeiros, com ênfase em chineses, na cidade de São Paulo. A reportagem está estruturada em três capítulos, que se baseiam em investigações policiais e processos judiciais para revelar o modus operandi dos criminosos, as variadas formas de crimes adotadas e as áreas da cidade onde estão mais ativos.
Durante a investigação, os repórteres conseguiram relacionar o comércio de drogas ao uso de fintechs para realizar pagamentos, o que levanta questões sobre a segurança das novas formas de transações financeiras.
Esta é a segunda participação do portal no prêmio Cláudio Weber Abramo. Em 2021, a matéria Onde vai parar o lixo reciclável foi reconhecida pelos jurados entre as 14 principais iniciativas de jornalismo de dados do ano.
Excelência no jornalismo
Próximo de completar uma década, o Metrópoles tem recebido diversos prêmios nacionais e internacionais que reconhecem sua qualidade jornalística. Neste ano, a série Farra do INSS, criada pelo diretor da sucursal de São Paulo, Fabio Leite, e pelo jornalista Luiz Vassallo, foi selecionada para concorrer na categoria Jornalismo em Profundidade da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP).
A reportagem Baixada Sangrenta, feita pelos jornalistas Renan Porto e William Cardoso, foi indicada como um dos 10 melhores trabalhos multimídia na 13ª edição do Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo, organizado pela Fundação Gabo, na Colômbia.
Na última edição do Prêmio CNT (2024), a equipe do Metrópoles conquistou dois troféus. A reportagem O Outro Lado do Paraíso ganhou na categoria Webjornalismo, enquanto o podcast Levando Esperança foi premiado como Melhor Áudio.