A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) publicou no Diário Oficial do Distrito Federal nesta quinta-feira (18) o aviso de reabertura da licitação para contratar a empresa ou consórcio responsável pela continuação das obras de expansão da Linha 1 na região administrativa de Ceilândia. Essa reabertura foi autorizada pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), após as análises e exigências do órgão serem atendidas, garantindo conformidade técnica, jurídica e administrativa.
Handerson Cabral, presidente do Metrô-DF, destaca que a retomada das obras representa um avanço importante para oferecer um sistema de metrô que atenda às necessidades da capital e sua região metropolitana, beneficiando aproximadamente 12 mil pessoas que terão um transporte público mais eficiente no Distrito Federal.
A expansão da linha vai acrescentar mais de 2,3 km após o terminal da cidade mais populosa do Distrito Federal, melhorando a mobilidade e o dia a dia da comunidade local, que conta com mais de meio milhão de habitantes, segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios Ampliada (Pdad-A).
Fernando Jorge Rodrigues, diretor técnico do Metrô-DF, ressalta que o projeto reforça o compromisso do Governo do Distrito Federal com um transporte público moderno e inclusivo na capital federal.
A obra inclui a construção de duas novas estações na região entre as quadras QNO 5 e 13 e entre as QNO 7 e 15, áreas que há muito necessitam do serviço. O novo trecho vai atravessar Ceilândia até perto da BR-070, na saída para Águas Lindas, ampliando o alcance do sistema metroviário local.
O edital prevê ainda o desenvolvimento dos projetos básicos e executivos de engenharia, a construção das estações 28 e 29, duas subestações retificadoras, além da instalação dos sistemas fixos necessários para a expansão da Linha 1, garantindo sua operação e integração ao sistema atual. Após a assinatura do contrato, o prazo para entrega da obra é de 45 meses.
*Informações fornecidas pelo Metrô-DF

