O Metrô de Brasília apresentou um relatório com dúvidas e sugestões coletadas durante uma audiência pública realizada em 16 de maio. A sessão envolveu moradores, especialistas e potenciais fornecedores para discutir a compra de 15 novos trens e a modernização do sistema de controle do metrô.
Handerson Cabral, presidente do Metrô-DF, explicou que agora a equipe técnica finalizará as especificações e os preços para a compra dos trens e a atualização do sistema de sinalização. Após essa etapa, serão lançados os editais para contratar a empresa responsável pelo fornecimento.
O relatório recebeu 95 comentários, divididos em duas partes. A primeira reúne dúvidas e sugestões dos usuários, como o prazo para a chegada dos novos trens e detalhes sobre os equipamentos. A segunda parte traz questionamentos e recomendações das empresas do setor sobre temas como segurança, confiabilidade, manutenção, vida útil dos trens e tecnologia para atualizar o sistema de controle. Também foram abordados assuntos como climatização, ventilação e sistema de freios dos novos veículos.
A compra dos 15 trens vai ampliar a frota do metrô de Brasília e região, além de modernizar o sistema de inteligência que controla o serviço. Em uma segunda fase, serão atualizados os trens adquiridos anteriormente, especialmente os modelos mais antigos. Handerson Cabral ressaltou que, com isso, o sistema contará com mais de 40 trens, o que permitirá reduzir o intervalo entre os veículos e melhorar o atendimento à população.
Informações oficiais do Metrô-DF