14.5 C
Brasília
terça-feira, 30/09/2025




Metanol: entenda a substância perigosa em bebidas adulteradas

Brasília
céu limpo
14.5 ° C
14.5 °
14.5 °
58 %
1kmh
0 %
ter
33 °
qua
32 °
qui
31 °
sex
31 °
sáb
30 °

Em Brasília

Foi confirmada a terceira morte na Grande São Paulo devido ao consumo de bebidas contaminadas por metanol. O metanol é uma substância química fundamental na indústria, utilizada para fabricar produtos como solventes. No entanto, é altamente tóxico para humanos e pode causar a morte mesmo em pequenas quantidades.

De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o metanol é um tipo de álcool com a fórmula química CH3OH, que é líquido em temperatura ambiente.

Ele é usado principalmente na indústria química para fabricar adesivos, solventes, revestimentos e pisos, sendo fabricado principalmente a partir do gás natural.

Devido a seu alto risco à saúde e seu uso indevido na adulteração de bebidas e combustíveis, a ANP regula rigorosamente o armazenamento e o uso do metanol, exigindo registro obrigatório para movimentação do produto.

Já o etanol, diferente do metanol, é um álcool produzido pela fermentação de açúcares presentes em plantas como cana-de-açúcar e milho, sendo seguro para consumo humano em quantidades moderadas, como em bebidas alcoólicas.

Bebidas adulteradas são aquelas que tiveram sua composição alterada de forma ilegal, colocando em risco a saúde do consumidor.

Sintomas de intoxicação por bebidas contaminadas incluem visão turva, dor de cabeça intensa, náusea, tontura e perda de consciência. Se apresentar algum desses sintomas após consumo, procure atendimento médico imediatamente.

O metanol jamais deve ser adicionado a bebidas, pois é muito perigoso. Ele pode estar presente em quantidades mínimas devido ao processo natural de fermentação, mas existe um limite permitido pelo Ministério da Agricultura, que não autoriza seu uso proposital.

Para identificar bebidas falsas, fique atento a preços muito baixos e detalhes na embalagem, como lacres e rótulos que estejam danificados, tortos ou com erros de ortografia, além da ausência de informações importantes como CNPJ e número do lote.

Não tente fazer testes caseiros para identificar contaminação, como cheirar ou queimar a bebida, pois isso pode ser perigoso e não é confiável.

Em caso de suspeita de bebida adulterada, procure ajuda médica o quanto antes para evitar consequências graves.




Veja Também