24.5 C
Brasília
terça-feira, 16/09/2025

Metade dos brasileiros das classes A, B e C estão endividados no cartão

Brasília
nuvens dispersas
24.5 ° C
24.5 °
24.5 °
50 %
1.5kmh
40 %
qua
33 °
qui
32 °
sex
32 °
sáb
33 °
dom
27 °

Em Brasília

Uma pesquisa realizada pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados revelou que cerca de 51% dos brasileiros das classes A, B e C possuem dívidas no cartão de crédito. Além disso, 28% têm empréstimos pessoais, 17% financiam casas ou veículos, 8% estão no cheque especial e 2% possuem outros tipos de dívidas.

A dívida no cartão de crédito é mais comum entre pessoas de 25 a 40 anos (66%) e entre quem mora no Nordeste (58%). Já os empréstimos pessoais são mais frequentes entre idosos de mais de 60 anos (44%). A classe A se destaca por ser a única onde a maioria (52%) não possui dívidas. Entre os endividados, 44% têm dívidas que comprometem mais de um mês de renda, chegando a 58% entre os mais velhos.

Outro dado importante é que 63% dos entrevistados das classes A, B e C demonstram preocupação com suas finanças futuras, sendo que 35% estão muito preocupados. Apenas 2% não têm nenhuma preocupação com o futuro financeiro.

Considerando o Critério Brasil da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas (Abep), as classes A, B e C somam cerca de 120 milhões de brasileiros, com renda média entre R$ 2,4 mil e R$ 26,8 mil.

Poupança

Quase metade dos entrevistados (48%) consegue pagar todas as contas, mas não sobra dinheiro. Outros 30% conseguem administrar bem suas finanças e ainda guardam dinheiro; 11% precisam de ajuda financeira ou empréstimos para pagar as contas; 5% atrasam uma ou mais contas para o mês seguinte e 6% não souberam ou não quiseram responder.

Somando os que não conseguem poupar com os que precisam de ajuda ou atrasam as contas, chega-se ao número de 64%, mostrando que a maioria não consegue guardar dinheiro.

Marcelo Tokarski, CEO da Nexus, alerta que esses brasileiros ficam mais vulneráveis a imprevistos e distantes de construir um futuro financeiro sólido.

A maior porcentagem dos que conseguem pagar as contas, mas não guardar dinheiro, está entre os jovens (55%), moradores do Sudeste (53%) e pessoas com ensino médio completo (51%).

Entre moradores do Nordeste ou pessoas com ensino médio, 7% afirmaram que precisam atrasar contas por falta de dinheiro. Já os moradores da Região Norte/Centro-Oeste são os que menos se preocupam com as contas, pois 43% administram bem o dinheiro e ainda conseguem economizar.

Metodologia

A pesquisa foi realizada pela Nexus, que entrevistou virtualmente 1.010 pessoas com 16 anos ou mais, das classes A, B e C, entre os dias 8 e 9 de agosto, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais e o intervalo de confiança, de 95%.

Veja Também