Uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest, divulgada na manhã desta segunda-feira (8/9), revelou que 50% da população brasileira declara confiar no Supremo Tribunal Federal (STF). Atualmente, o tribunal está julgando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe.
O estudo avaliou o nível de confiança dos brasileiros em várias instituições, incluindo Igreja Católica, Polícia Militar e Forças Armadas. No caso do STF, metade dos entrevistados demonstrou confiança, enquanto 47% expressaram descrença na corte.
A confiança no STF é maior entre os apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 74% confiantes e 23% desconfiados. Entre os seguidores de Bolsonaro, o cenário é inverso: 74% não confiam no tribunal e 23% confiam.
O levantamento também destacam as diferenças conforme o posicionamento político: entre aqueles que se identificam como de direita, mas não apoiam Bolsonaro, 75% rejeitam o Supremo, enquanto 25% o apoiam. Por outro lado, 82% dos eleitores de esquerda, que não se consideram seguidores de Lula, confiam no tribunal, e 15% não confiam.
Entre os brasileiros sem alinhamento político definido, 49% demonstram apoio ao STF, e 47% não confiam na instituição.
A pesquisa foi realizada de 13 a 17 de agosto com 12.150 pessoas de 16 anos ou mais, e possui um nível de confiança de 95%.
Quanto ao presidente Lula, 54% da população declara ter confiança nele como chefe do Executivo Federal, enquanto 44% expressam falta de confiança, e 2% preferiram não responder.