Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, anunciou que o Mercosul e a Índia vão aumentar os acordos que reduzem tarifas de comércio entre eles. Isso vai facilitar o crescimento econômico e aumentar investimentos nos próximos meses.
A visita à Índia teve como objetivo preparar a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país, que acontecerá em fevereiro de 2026. Na comitiva estavam também os ministros da Defesa, José Múcio, e da Saúde, Alexandre Padilha.
Antes da chegada ao país, Brasil e Índia assinaram dois decretos: um para facilitar os investimentos e outro para evitar a bitributação, o que traz mais segurança jurídica para as relações econômicas entre os dois países.
Além disso, a partir da próxima semana, será possível obter visto eletrônico para negócios e consultorias, facilitando ainda mais as viagens entre os países.
Na área da saúde, foi fechada uma parceria entre a Fiocruz e a Biological E Ltd., com possibilidade de troca de tecnologia para produção de vacinas.
A Petrobras também firmou um contrato para fornecer mais 6 milhões de barris de petróleo para a Índia.
Na Defesa, Alckmin destacou a parceria da Embraer com uma empresa indiana para fabricar equipamentos no país, reforçando a cooperação na aviação regional e militar. Ele ressaltou a importância dos aviões da Embraer na Índia, especialmente o KC-390, um avião multimissão na área de defesa.
Alckmin comentou que os dois países são democracias que valorizam o multilateralismo e têm grande potencial para aumentar o comércio e os investimentos, destacando o rápido crescimento econômico da Índia.
A agenda foi finalizada com a inauguração do escritório comercial da Embraer na Índia e reunião com empresários locais. O vice-presidente retornou ao Brasil ainda nesta sexta-feira.