As bolsas europeias abriram o dia em alta superior a 1%, impulsionadas por um ambiente otimista nos mercados globais devido a indicações de que a paralisação do governo nos EUA está próxima de terminar.
Por volta das 6h10 em Brasília, o índice Stoxx 600, que reúne ações de toda a Europa, subiu 1,17%, alcançando 571,37 pontos, após ter fechado a última sexta-feira no menor patamar em mais de três semanas, preocupado com uma possível bolha em ações relacionadas à inteligência artificial.
O interesse por riscos voltou a crescer na Europa depois que o Senado dos EUA avançou com uma proposta para reabrir o governo, que está parado desde 1º de outubro, e garantir o financiamento público até o final de janeiro.
O setor de tecnologia foi o que mais se recuperou, com alta de 2,1%, liderando os ganhos. Destacou-se a valorização da empresa Diageo em Londres, que subiu 6,3% depois de nomear Dave Lewis, ex-chefe da rede de supermercados Tesco, como seu novo CEO.
A abertura das bolsas nas principais cidades europeias mostrou variações positivas: Paris subiu 1,13%, Frankfurt avançou 1,47%, Londres ganhou 0,72%, Milão 1,71%, Madri 1,05% e Lisboa 1,16%.
