27.5 C
Brasília
sexta-feira, 26/09/2025

Mercado Orgânico terá prova de flores comestíveis neste sábado

Brasília
nuvens dispersas
27.5 ° C
28.1 °
26.7 °
43 %
4.6kmh
40 %
sex
27 °
sáb
28 °
dom
31 °
seg
32 °
ter
33 °

Em Brasília

O Mercado Orgânico de Brasília vai realizar uma ação especial neste sábado (27), das 6h às 12h, para celebrar a primavera. No evento, serão apresentadas diversas flores comestíveis e outras Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), como peixinho da horta e coração da bananeira.

A produtora Ivone Icuma, responsável pela atividade, mostrará várias maneiras de consumir essas plantas e falará sobre seus benefícios para a saúde. “Vou preparar pratos como tortas, bolo, arroz e chá usando flores como bastão do imperador, flor de abóbora, flor de ora-pro-nobis, flor de feijão-borboleta, capuchinha e tumbérgia. Também haverá peixinho vegano empanado, caponata de coração da bananeira e pesto de folhas de cenoura ou beterraba”, explica Ivone.

Bruna Hekcler, extensionista da Emater-DF e da gerência de comercialização, destaca: “Além de gerar renda para famílias agricultoras, o Mercado tem papel importante na educação alimentar, estimulando hábitos saudáveis e preservação da natureza”.

Ivone Midori, agricultora cooperada com propriedade no Jardim Botânico, cultiva PANCs e pretende iniciar a produção de mudas para aumentar o número de produtores. Ela faz parte do Mercado Orgânico desde 2017.

História

Fundado em 2001 com apoio da Emater-DF, o Mercado Orgânico do Distrito Federal é um marco na agricultura sustentável do Brasil. Foi o primeiro a ter um espaço dentro de uma Ceasa no país, incentivando a produção agroecológica e aproximando produtores e consumidores.

Naquela época, a agricultura orgânica ainda era pequena no Brasil, com poucos produtores certificados e mercado restrito a feiras e lojas especializadas. O mercado pioneiro trouxe visibilidade e estrutura para a venda direta, impulsionando o crescimento sustentável no Distrito Federal.

Com aumento da demanda, em 2006 o Mercado ganhou um pavilhão exclusivo e tornou-se referência nacional. Já contou com até 80 cooperados; atualmente tem 25 produtores certificados que oferecem alimentos cultivados de modo ambientalmente responsável.

O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, afirma que o sucesso da produção orgânica no DF resulta da parceria entre assistência técnica, organização social e políticas públicas voltadas à agricultura sustentável.

Cleison ressalta: “O Mercado Orgânico prova que a produção sustentável é viável, gera renda e fornece alimentos de qualidade para a população. É uma história construída com pioneirismo e dedicação”.

O diretor da cooperativa, Múcio Nogueira, acredita que o cooperativismo facilita o acesso ao mercado e fortalece a agricultura orgânica local, além de melhorar o escoamento da produção e permitir que o produtor dedique mais tempo ao cultivo.

Comercialização

Os principais produtos do mercado são tomate, batata, cebola, cenoura, beterraba, brócolis, pepino japonês, couve, alface, frutas e PANCs. Todo terceiro sábado do mês há degustação de receitas feitas com PANCs e produtos da estação, além de eventos comemorativos. O mercado também oferece produtos naturais e agroindustriais.

Funcionamento

O Mercado funciona de segunda a sexta, das 6h às 12h, e aos sábados, das 5h30 às 13h. Os consumidores podem fazer compras online pelo site appdahorta.com.br ou pelo WhatsApp (61) 99209-0597.

Informações fornecidas pela Emater-DF

Veja Também