17.5 C
Brasília
terça-feira, 27/01/2026

mercado financeiro sobe com força do setor de tecnologia

Brasília
céu limpo
17.5 ° C
17.5 °
17.3 °
100 %
1kmh
0 %
ter
27 °
qua
26 °
qui
27 °
sex
26 °
sáb
25 °

Em Brasília

A Bolsa de Valores de Nova York terminou o dia em alta nesta segunda-feira (26), impulsionada pelo bom desempenho do setor tecnológico enquanto se aproxima a divulgação dos resultados trimestrais dessas empresas. Os investidores também estão atentos à reunião do Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, que ocorre esta semana.

O índice Dow Jones avançou 0,64%, o Nasdaq cresceu 0,43% e o S&P 500 teve alta de 0,50%.

Patrick O’Hare, da Briefing.com, comentou que há uma expectativa positiva de que as grandes empresas de tecnologia apresentem resultados favoráveis.

Microsoft (+0,93%), Meta (+2,06%) e Tesla (-3,09%) divulgarão seus dados nesta quarta-feira, e a Apple (+2,97%) na quinta-feira.

José Torres, da Interactive Brokers, destacou que os analistas querem entender como as empresas estão investindo em inteligência artificial, o ritmo desses investimentos e a lucratividade prevista para avaliar se esse tema continuará a impulsionar o mercado.

Além disso, o mercado aguarda a decisão do Fed, que inicia sua primeira reunião de política monetária do ano nesta terça-feira.

Patrick O’Hare ressaltou que a expectativa geral é de que o banco central mantenha a taxa de juros sem mudanças.

No entanto, o discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, na quarta-feira será cuidadosamente analisado pelos investidores.

O Fed tem sido alvo de críticas do presidente dos EUA, Donald Trump, que pede cortes mais acentuados na taxa de juros.

Recentemente, Powell anunciou que o Departamento de Justiça abriu uma investigação contra ele, relacionada à sua participação no Congresso para explicar uma reforma da sede do banco central.

Ele afirma que a investigação, que pode levar a ações legais, é uma tentativa do governo de influenciar as decisões do Fed.

Veja Também