A bolsa de valores americana encerrou o dia em alta nesta quarta-feira (15), impulsionada pela expectativa de redução nos juros nos Estados Unidos, após declarações do presidente do Federal Reserve (Fed), e por resultados trimestrais positivos divulgados por várias empresas.
O índice Nasdaq subiu 0,66% e o S&P 500 avançou 0,40%. O Dow Jones ficou praticamente estável, com leve queda de 0,04%. “O mercado continua otimista com a possibilidade de menor rigidez na política monetária do Fed“, comentou Patrick O’Hare, especialista da Briefing.com.
O presidente Powell alertou que os riscos para o emprego aumentaram nos últimos meses nos Estados Unidos, destacando uma forte desaceleração na criação de novas vagas.
Os dados oficiais sobre o emprego em setembro ainda não foram divulgados devido à paralisação parcial do governo dos EUA, mas números do setor privado indicam uma redução significativa nas contratações.
“Nada no discurso de Powell fez o mercado perder a esperança de uma redução iminente nas taxas de juros”, afirmou O’Hare. Além disso, o recente relatório do Livro Bege do Fed reforçou essa expectativa.
O documento confirma que as autoridades do Federal Reserve enxergam um aumento no enfraquecimento do mercado de trabalho, o que, segundo a economista Nancy Houten, da Oxford Economics, sugere um provável corte de juros em outubro.
No mercado acionário, a divulgação dos resultados das empresas segue em ritmo intenso, com destaque para o setor financeiro, que apresentou desempenho muito positivo, segundo Patrick O’Hare.
© Agence France-Presse