As bolsas de Nova York tiveram uma forte alta nesta sexta-feira, 22, após o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, indicar que pode haver uma redução da taxa básica de juros nos Estados Unidos. O índice Dow Jones subiu mais de 800 pontos, atingindo um novo recorde.
O Dow Jones fechou em alta de 1,89%, aos 45.631,74 pontos. O S&P 500 subiu 1,52%, para 6.466,91 pontos, e o Nasdaq avançou 1,88%, encerrando aos 21.496,53 pontos. Na semana, o Dow cresceu 1,5%; o S&P 500 teve um leve ganho de 0,3%, enquanto o Nasdaq caiu 0,6%.
Jerome Powell comentou que os riscos de perda de emprego estão aumentando e que os efeitos das tarifas na inflação devem ser temporários. Bancos como Santander, Deutsche Bank e Barclays já revisaram suas previsões para uma possível redução das taxas de juros em setembro, antes do esperado mês de dezembro.
Michael Feroli, economista-chefe para os EUA no JP Morgan, disse que os comentários de Powell aumentaram a expectativa de cortes de juros, com uma possível redução de 0,25 ponto percentual já em setembro, seguida por três cortes adicionais nos meses seguintes.
Na bolsa, o setor de consumo teve um aumento de 3,18% no índice S&P 500, o setor de energia cresceu 1,99% e o financeiro subiu 1,6%.
Entre as ações, a Amazon.com teve alta de 3,1%. Bancos como Goldman Sachs, Citigroup, Bank of America e Morgan Stanley fecharam com ganhos superiores a 2%. Companhias aéreas também tiveram forte crescimento, com American Airlines subindo 7,8% e Delta Airlines 6,7%.
A Intel avançou 5,5% após o presidente dos EUA, Donald Trump, mencionar a possibilidade de um acordo com a empresa e sua intenção de adquirir participação de 10% na fabricante de chips. No entanto, um representante da Casa Branca afirmou que ainda estão em discussões e nenhum acordo foi fechado até o momento.
Ações da Nvidia, líder em chips de inteligência artificial, subiram 1,72%. Algumas notícias indicaram que a empresa pediu a fornecedores para suspenderem a produção de seus processadores H20 destinados ao mercado chinês.
Estadão Conteúdo