A bolsa de valores dos Estados Unidos fechou em alta mais uma vez nesta quarta-feira (8), alcançando novos recordes, mesmo com a paralisação parcial do governo e sem a divulgação de dados econômicos importantes.
Os principais índices, Nasdaq (+1,12%, a 23.043,38 pontos) e S&P 500 (+0,58%, a 6.753,72 pontos), chegaram a máximas históricas. O Dow Jones permaneceu estável (0,00%).
O preço do ouro subiu para 4.000 dólares por onça pela primeira vez, pois os investidores buscaram esse metal como um investimento seguro devido à paralisação do governo dos EUA, à crise política na França e a outras incertezas na economia mundial.
Adam Sarhan, analista da 50 Park Investments, comentou à AFP: “Estamos em um mercado de alta, e neste cenário, as surpresas trazem avanços, não recuos”.
Por causa do fechamento do governo federal americano, há uma semana, “não tivemos o relatório de empregos de setembro e talvez não tenhamos os dados de inflação que são esperados na próxima semana”, destacou Sarhan. Ele acrescentou que isso pode deixar o Federal Reserve “no escuro” antes da próxima reunião, mas que, por enquanto, isso não afeta o mercado.
Espera-se que o Fed reduza as taxas de juros duas vezes nos próximos meses. Além disso, o mercado está atento aos resultados das empresas, que felizmente não são impactados pela paralisação do governo.
Políticas que facilitam o acesso ao crédito são geralmente bem-vistas por Wall Street, pois ajudam a economia e podem aumentar os lucros das empresas.
© Agence France-Presse