Um vídeo amplamente compartilhado nas redes sociais ilustra o instante em que Liam Ramos, um garoto de 5 anos do Equador, e seu pai, Adrian Alexander Conejo Arias, são liberados de um centro de detenção do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos Estados Unidos (ICE).
A libertação ocorreu por uma decisão da Justiça dos EUA que determinou a soltura imediata da dupla. Veja o momento:
Nas imagens, pai e filho aparecem saindo da unidade de detenção localizada em Dilley, Texas, após um juiz federal declarar ilegal a prisão da criança, o que provocou ampla repercussão e críticas às políticas migratórias americanas, especialmente pelo fato do envolvimento de um menor.
O vídeo foi postado no X (antigo Twitter) pelo deputado democrata Joaquin Castro, do Texas, que acompanhou o caso e pediu publicamente a libertação da família.
“Ontem à noite, Liam e seu pai foram liberados do centro de detenção de Dilley. Eles nunca deveriam ter sido mantidos ali. Graças às vozes de muitos, agora estão livres”, declarou o político na rede social.
As autoridades do ICE prenderam Liam e seu pai em Mineápolis, Minnesota. Segundo informações do distrito escolar público de Columbia, o menor teria sido usado como isca para capturar o pai, o qual era o alvo das operações de imigração.
Em seguida, pai e filho foram transferidos para o Centro de Processamento de Imigração em Dilley, Texas, localizado a mais de 1.300 quilômetros de distância, onde ficaram sob custódia antes da soltura.
