Um menino de 5 anos foi detido por agentes do Serviço de Imigração dos Estados Unidos (ICE) em Mineápolis, Minnesota. Segundo as autoridades do distrito escolar de Columbia, o garoto teria sido usado para atrair o pai, um imigrante alvo das operações.
A superintendente do distrito escolar, Zena Stenvik, informou que, nesta semana, quatro estudantes do distrito foram detidos pelo ICE.
O menino foi detido junto com o pai, o equatoriano Adrian Alexander Conejo Arias, em frente à casa onde moram. Outro adulto presente tentou evitar a detenção do garoto, mas sem sucesso. Pai e filho foram levados ao Centro de Processamento de Imigração de Dilley, Texas, onde permanecem sob custódia.
O ICE afirma que o menino foi deixado pelo pai, que teria fugido quando os agentes chegaram. Durante a operação, um agente permaneceu com o garoto para garantir sua segurança enquanto o pai era detido. Os pais podem optar pela deportação conjunta ou deixar a criança sob cuidados de uma pessoa designada por eles.
O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, defendeu a ação, dizendo que a criança foi apenas detida temporariamente para cumprir a prisão do pai, que estava ilegalmente no país.
Mnemosota vive um clima de tensão devido às operações do ICE, agravado por incidentes recentes envolvendo o órgão, incluindo a morte de Renee Good e protestos locais. O governador Tim Walz criticou as operações, defendendo a segurança e liberdade das famílias do estado.
