FOLHAPRESS
Um menino de 10 anos faleceu soterrado nesta quarta-feira (21) depois que sua casa desabou na cidade de Rio Bananal, no Espírito Santo, a 173 km da capital Vitória. O estado está enfrentando chuvas fortes desde segunda-feira (19), com previsão de temporais até sábado (24).
O imóvel que desabou estava localizado na praia Jesuína, próximo à lagoa de Juparanã. A região, cercada por pequenos rios, sofreu transbordamento e deslizamentos.
O Corpo de Bombeiros foi chamado às 5h30 da manhã para atender à ocorrência. Quatro adultos que estavam na casa conseguiram sair com segurança.
Equipes da prefeitura e bombeiros tentaram atingir o local, mas o caminho estava bloqueado devido à queda de uma barreira. Foi necessário usar máquinas para liberar a passagem.
O corpo do menino foi encontrado às 9h, mas a remoção dos escombros demorou devido à dificuldade de escavação.
“Temos recebido muita chuva, e o maior volume das últimas 24 horas foi registrado em Linhares e Rio Bananal. Infelizmente, uma casa desabou perto da lagoa em Rio Bananal, e uma criança perdeu a vida. Meus sentimentos. Não sabemos ainda se foi uma enxurrada repentina ou se alguma barragem rompeu”, disse o governador Renato Casagrande (PSB) em vídeo nas redes sociais.
A Defesa Civil de Rio Bananal comunicou que há dois alertas ativos para o município: um para risco de enchentes e outro para deslizamentos. A prefeitura recomendou que moradores em áreas perigosas tomem precauções.
O prefeito Bruno Pella (Podemos) solicitou que os agricultores diminuam o nível de água nas barragens para evitar rompimentos. Rios da zona rural transbordaram, mas não há relatos de pessoas desalojadas.
Desde terça-feira (20), o governo do estado envia avisos à população por mensagens SMS para celulares cadastrados.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê tempestades em todos os estados do Sul nesta quarta-feira, com ventos de até 60 km/h e possibilidade de granizo. Nas regiões Sudeste, Norte e Centro-Oeste, a previsão é de chuvas fortes, assim como em parte do Nordeste.
