O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais resgatou a menina Alice Maciel Lacerda Lisboa, de 4 anos, que havia desaparecido na última quinta-feira em uma mata no povoado de Bituri, em Jeceaba, região metropolitana de Belo Horizonte.
Ela foi encontrada por voluntários locais que faziam parte da equipe de busca formada por bombeiros, policiais civis e militares, agentes da Defesa Civil e moradores da região. Depois que a avistaram, os bombeiros foram chamados para retirá-la.
Nas redes sociais, os bombeiros divulgaram uma foto de Alice nos braços de um socorrista, informando que, após 48 horas de procura, a menina estava viva. Logo depois do resgate, ela foi levada para o hospital. Segundo os bombeiros, a criança estava bem, com sinais vitais normais e algumas marcas de capim no corpo. “Em breve estará com sua família”, disse uma das socorristas.
A busca começou na tarde de quinta-feira e contou com quase 40 bombeiros, além do uso de drones e câmeras térmicas. A área era uma mata de difícil acesso.
A família informou que Alice tem transtorno do espectro autista (TEA), não fala, não consegue se comunicar e precisa tomar remédios controlados.
Para ajudar na divulgação, o Ministério da Justiça e da Segurança Pública usou a rede Amber Alert, que avisa sobre desaparecimentos. Essa plataforma, criada nos Estados Unidos, conecta as polícias civis com a Meta, que cuida do Instagram, Facebook e WhatsApp. Quando ativada, ela envia um aviso nessas redes para pessoas que estão até 160 quilômetros do local.
