Nas últimas semanas, o nome do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso foi muito falado na internet devido ao anúncio de sua aposentadoria antecipada. De acordo com um estudo feito pela Nexus, as menções ao ministro cresceram mais de 2.500% entre os dias 8 e 10 deste mês.
A grande movimentação nas redes sociais aconteceu especialmente na quinta-feira, dia 9, quando Barroso comunicou no plenário do STF que ficará no cargo por mais uma semana apenas.
O ministro explicou que deseja seguir novos caminhos e quer aproveitar a vida longe da exposição pública e das responsabilidades do cargo.
No X (antigo Twitter), foram registradas 416 mil menções ao nome de Barroso entre o anúncio e a manhã do dia 10, fazendo com que ele fosse o terceiro assunto mais comentado na plataforma. Além disso, houve mais de 50 mil buscas no Google pelo ministro em apenas 16 horas após a notícia.
A repercussão nas redes sociais foi maior até do que a troca de comando do STF no final de setembro, quando Edson Fachin assumiu a presidência do tribunal.
Marcelo Tokarski, CEO da Nexus, afirmou que o motivo do grande aumento nas menções é a surpresa causada pela decisão de Barroso em se aposentar antes do esperado, uma vez que ele poderia continuar no STF até 2033, quando completaria 75 anos.