A Estrada Parque Vale (EPVL), que conecta duas importantes vias do Distrito Federal — a Estrutural e a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) — é fundamental para milhares de moradores de áreas como Vicente Pires, Águas Claras, Ceilândia e Taguatinga. Para garantir uma viagem segura e confortável, o Governo do Distrito Federal (GDF) restaurou o asfalto dos 3 km da estrada entre 2019 e 2020, com investimento de R$ 6,2 milhões. Desde então, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) tem monitorado a rodovia para manutenção preventiva.
Cristiano Cavalcante, superintendente de obras do DER-DF, destaca que essa restauração era urgente, pois o pavimento estava muito danificado. Ele enfatiza a importância da via, por onde passam cerca de 30 mil veículos diariamente, ligando as duas grandes vias que têm um tráfego de 100 mil veículos cada, garantindo maior segurança e fluidez no trânsito.
Além do novo asfalto, a estrada ganhou meios-fios, gramado, calçadas no canteiro central, sinalização vertical e horizontal aprimoradas, rotatórias reajustadas e faixas de aceleração e desaceleração. Moradores aprovam as mudanças. Adailson de Lima, montador de placas solares, comenta que a nova via facilita o deslocamento e agiliza as viagens. Já Luiz Fernando Vieira, bancário, ressalta que a modernização valorizou a região.
Luiz Cláudio Varejão, economista, valoriza a segurança trazida pelas obras, especialmente pelas novas rotatórias que melhoraram o fluxo de veículos e reduziram acidentes. Ele destaca ainda as melhorias na ciclovia e na iluminação, importante para quem usa a bicicleta para lazer ou transporte, como seu filho que vai jogar bola no Sudoeste com os amigos.
