28.5 C
Brasília
sábado, 29/11/2025

Melhora na conservação de ruas de terra facilita o deslocamento no Jardim Botânico

Brasília
nuvens dispersas
28.5 ° C
28.5 °
24.5 °
39 %
2.1kmh
40 %
dom
31 °
seg
30 °
ter
29 °
qua
26 °
qui
20 °

Em Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) segue realizando a conservação das ruas de terra no Jardim Botânico.

Os trabalhos envolvem o nivelamento dos caminhos e a colocação de brita e de resíduos da construção civil (RCC), fornecidos pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), para oferecer mais segurança e conforto aos motoristas da área. Segundo a Administração Regional, entre setembro e novembro, cerca de 25 km dessas vias foram atendidos.

As equipes atuaram em locais como Núcleo Rural Tororó, Barreiros I e II, Mansões Fazendária, Itaipu, São Gabriel, João Cândido, Nova Betânia e Altiplano Leste. O trabalho tem o apoio do Polo Sudoeste do programa GDF Presente, criado em 2019 pela Secretaria de Governo (Segov), além da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF).

O administrador regional do Jardim Botânico, Aderivaldo Martins Cardoso, informa que os serviços seguem um cronograma elaborado pela Diretoria de Obras para garantir a manutenção periódica das vias. A fiscalização tem como objetivo manter os trajetos acessíveis, evitando problemas para motoristas e pedestres, além de facilitar o trânsito de ônibus escolares e o escoamento da produção rural da região.

“Manter as ruas de terra em boas condições é essencial para proporcionar mais mobilidade e segurança aos moradores do Jardim Botânico. Esse serviço reduz os impactos causados pelas chuvas, melhora o escoamento e diminui os transtornos para a comunidade. Estamos comprometidos em continuar cuidando da região e assegurando melhor qualidade de vida para todos”, destaca o administrador regional.

O material de RCC doado pelo SLU é reutilizado em diversas obras e projetos, como a recuperação de estradas rurais, a pavimentação de vias e melhorias na Unidade de Recebimento de Entulhos (URE). Essa ação faz parte da política de gestão de resíduos do Distrito Federal, que incentiva a reciclagem e o reaproveitamento de materiais, fortalecendo a economia circular e promovendo a sustentabilidade ambiental.

O Jardim Botânico é a quinta maior cidade do Distrito Federal em área, com 29.060,59 hectares, e uma das que mais cresceu em população nos últimos anos. Dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) indicam que, entre 2018 e 2024, o número de habitantes quase triplicou, passando de 26.449 para 75.133 pessoas em seis anos.

Veja Também