Frutas são alimentos nutritivos e versáteis que podem ser consumidos de várias maneiras. A quantidade de nutrientes presentes pode variar dependendo da forma de consumo: in natura, congelada ou em suco.
Frutas inteiras costumam ser ótimas fontes de fibras, ao contrário dos sucos, que geralmente não apresentam essa vantagem. Além disso, uma porção de suco, mesmo 100% puro, contém muito mais açúcar que uma porção equivalente de fruta inteira, e as frutas inteiras promovem maior sensação de saciedade, conforme explica a médica nutróloga Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
Mesmo com esses benefícios das frutas inteiras, não é necessário evitar o consumo de sucos totalmente. O ideal é que o suco seja 100% puro, sem coar ou adoçar, e seu consumo deve ser moderado, não ultrapassando dois copos diários.
Já as frutas congeladas surgem como uma alternativa prática, especialmente quando certas variedades in natura estão indisponíveis devido à sazonalidade. Elas são colhidas e congeladas rapidamente próximo ao ponto ideal de maturação, garantindo a preservação dos nutrientes. Além disso, frutas sazonais como mirtilos estão disponíveis congeladas durante o ano todo. É importante escolher versões congeladas sem adição de açúcares, destaca a médica.