23.7 C
Brasília
sexta-feira, 26/12/2025

Médicos informam sobre saúde de Bolsonaro após cirurgia

Brasília
nuvens quebradas
23.7 ° C
23.7 °
23.4 °
69 %
1.9kmh
82 %
sáb
31 °
dom
31 °
seg
30 °
ter
30 °
qua
21 °

Em Brasília

O Hospital DF Star divulgou na noite desta sexta-feira (26/12) uma atualização sobre o estado de saúde do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), que permanece internado para cuidados pós-cirúrgicos após a correção de hérnia inguinal bilateral. Conforme a equipe médica, Bolsonaro iniciou a fisioterapia para reabilitação, teve a analgesia ajustada e continua com tratamento farmacológico para evitar trombose, além de medicamentos adaptados para controlar soluços e refluxo gastroesofágico.

De acordo com os médicos, nesta sexta-feira não estão previstos novos exames ou procedimentos, e o ex-presidente segue sob observação clínica no período pós-operatório.

Motivo da cirurgia

A operação foi realizada depois que o laudo pericial da Polícia Federal indicou que Bolsonaro apresentava hérnia inguinal bilateral, condição que demanda intervenção cirúrgica planejada. Essa condição ocorre quando uma parte do intestino ou outro tecido interno se projeta através de um ponto enfraquecido na musculatura abdominal, causando dor e desconforto.

O procedimento, que foi bem-sucedido, ocorreu sob anestesia geral e incluiu a colocação de uma tela sintética para fortalecer a parede abdominal e prevenir novas hérnias.

Internação e segurança

Bolsonaro foi admitido no Hospital DF Star na manhã de quarta-feira (24/12), sob rigoroso esquema de segurança. Esta foi a primeira vez que o ex-presidente deixou a Superintendência da Polícia Federal desde sua prisão em 22 de novembro.

Por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o quarto onde Bolsonaro está internado tem vigilância ininterrupta de dois agentes da Polícia Federal, 24 horas por dia. Equipes de segurança também atuam nas áreas internas e externas do hospital.

O boletim clínico mais recente informa que Bolsonaro permanece em cuidados pós-operatórios com monitoramento contínuo. A necessidade de algum procedimento para controlar os soluços será reavaliada nos próximos dias.

Veja Também