18.1 C
Brasília
quarta-feira, 13/08/2025

Medicamento oral aprovado para tratar tumores cerebrais

Brasília
nuvens quebradas
18.1 ° C
19.5 °
18.1 °
71 %
2.5kmh
83 %
qua
28 °
qui
30 °
sex
30 °
sáb
29 °
dom
30 °

Em Brasília

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou recentemente o registro do medicamento Voranigo® (vorasidenibe), um inibidor de enzimas em comprimidos diários, produzido pela farmacêutica Servier, utilizado para tratar câncer no cérebro.

Este remédio é indicado para pacientes a partir dos 12 anos que possuem tipos específicos de gliomas difusos chamados astrocitomas ou oligodendrogliomas de baixo grau (grau 2), que contenham mutações nas enzimas IDH 1 ou 2, que já foram operados e que não precisam de radioterapia ou quimioterapia imediata.

O vorasidenibe funciona bloqueando as enzimas IDH1 e IDH2 mutadas que provocam a produção de substâncias que ajudam o crescimento das células tumorais.

O oncologista Fernando Maluf comentou à Agência Brasil que aprovação desse medicamento representa o maior avanço no tratamento dos gliomas nos últimos 20 anos. Ele explicou que os gliomas são os tumores cerebrais mais comuns e que os de baixo grau afetam principalmente pessoas jovens, desde a infância até a fase adulta jovem.

Fernando Maluf completou dizendo que até agora os tumores de baixo grau eram tratados apenas com radioterapia e quimioterapia, e que esta nova medicação oferece uma alternativa importante para evitar cirurgias repetidas, radioterapia ou tratamentos mais agressivos. Além disso, o medicamento ajuda a diminuir o risco de progressão da doença e é bem tolerado pelos pacientes.

Informações fornecidas pela Agência Brasil.

Veja Também