O Ministério da Educação (MEC) divulgou pelo Portal Mais Professores a disponibilidade de 12 programas gratuitos de pós-graduação para professores da educação básica. O objetivo é ampliar o acesso à formação contínua, melhorar a qualificação e combater a falta de professores com formação na área, problema que afeta 33% dos docentes, conforme dados do Inep.
As opções de estudo incluem mestrado, doutorado e especializações lato sensu, oferecidas por várias universidades federais e institutos federais em diferentes regiões do Brasil. As inscrições acontecem entre janeiro e março. Entre as instituições participantes estão a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além dos institutos IFRS e IFB.
Destaques são o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF (mestrado e doutorado, inscrições até 23 de janeiro), o mestrado em Ensino na Educação Básica da UFG (até 25 de janeiro) e o mestrado em Educação da UFRJ (até 10 de fevereiro). Também há especializações em Gestão Escolar e Inteligência Artificial na Educação, entre outras.
O Portal Mais Professores faz parte do programa de mesmo nome, criado pelo Decreto nº 12.358/2025, que valoriza a carreira docente e promove a formação profissional contínua. Além dos cursos, o programa oferece bolsas como a Mais Professores para o Brasil, o Pé-de-Meia Licenciaturas e benefícios exclusivos para os professores, alcançando 2,3 milhões de profissionais no país.
A plataforma reúne informações sobre os cursos, facilitando o acesso e incentivando a atualização pedagógica com novas técnicas e tecnologias educacionais.
