Lucas Leite
O Ministério da Educação (Mec) anunciou nesta quinta-feira (22) o edital do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2026.
Este programa oferece empréstimos estudantis sem juros para alunos cuja renda familiar por pessoa seja de até três salários mínimos. O pagamento do financiamento começa somente após o aluno concluir o curso, com parcelas ajustadas conforme a renda.
Podem participar estudantes que consigam cumprir a frequência mínima exigida para concluir o semestre letivo no curso, turno e local onde se inscreveram.
As inscrições acontecem de 3 a 6 de fevereiro pelo site do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, e o resultado será divulgado em 19 de fevereiro.
Para participar, o candidato deve cumprir os seguintes requisitos:
- Ter feito o Enem desde 2010, com nota válida;
- Ter média das cinco provas igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação;
- Não ter participado do Enem como treineiro;
- Renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos (R$ 4.863);
- Ter chance de atingir a frequência mínima exigida para o semestre no curso, turno e instituição escolhidos.
Metade das vagas será reservada para candidatos com renda familiar de até meio salário mínimo (R$ 810,50) e inscritos no CadÚnico, programa social do governo federal.
Também haverá vagas reservadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e para pessoas com deficiência, com base na proporção da população da região da instituição, segundo o último censo do IBGE.
Os candidatos pré-selecionados pelo Fies Social poderão solicitar financiamento de até 100% dos custos do curso, com identificação automática pelo sistema com base nos dados do CadÚnico.
Calendário do Fies para o 1º semestre de 2026:
- Inscrições: 3 a 6 de fevereiro
- Resultado: 19 de fevereiro
- Convocação para lista de espera: 26 de fevereiro a 10 de abril
