O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) realizou a primeira reunião do Comitê Gestor da Estratégia Intersetorial para prevenir a obesidade no Brasil. Essa iniciativa marca o início de uma ação conjunta entre diferentes setores do Governo Federal para acompanhar e implementar as medidas contra a obesidade.
Patrícia Gentil, diretora do Departamento de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável do MDS, destacou que a criação do comitê é um avanço importante para transformar a estratégia em ações coordenadas. Quinze ministérios estão envolvidos, com um plano que inclui 90 ações a serem monitoradas regularmente, com responsabilidades claras e resultados acompanhados.
No encontro, foram discutidos indicadores para acompanhar as ações de cada ministério e iniciadas as recomendações para que estados e municípios possam avançar com medidas locais. A reunião foi conduzida pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) e contou com representantes dos ministérios e outras áreas do governo.
A ação reconhece que a obesidade é um desafio não só de saúde, mas também social, exigindo o compromisso do governo, da sociedade civil e da população. A estratégia integra políticas de saúde, educação, agricultura familiar, desenvolvimento social, sustentabilidade e mobilidade urbana para enfrentar as causas da obesidade, relacionadas à organização social, economia, acesso a alimentos saudáveis e espaços para atividades físicas.
O diálogo com estados e municípios será feito por meio de recomendações da Caisan, que representam mais que uma orientação técnica, são um convite para que esses entes participem da estratégia adotando prioridades locais.
O plano organiza as 90 ações em temas como promoção de ambientes e espaços favoráveis à alimentação saudável, fortalecimento de sistemas de proteção social e cuidados integrados, e mobilização social para incentivar a alimentação saudável e reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados. Também inclui ações para enfrentar o preconceito contra pessoas com obesidade.
O Comitê Gestor, coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, terá papel central na gestão da estratégia. Como órgão permanente de coordenação, ele garantirá a integração e eficácia das políticas públicas, consolidando a estratégia com metas claras e acompanhamento de resultados.

