O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, teve uma reunião nesta sexta-feira (26/9) com o novo chanceler da Síria, Assad Hassan al-Shaibani, durante a 80ª Assembleia Geral da ONU, realizada nos Estados Unidos.
Este encontro marca o primeiro contato oficial entre os dois representantes diplomáticos desde dezembro de 2024, quando rebeldes do grupo Hayat Tahrir Al-Sham (HTS) derrubaram o governo de Bashar al-Assad.
Segundo declaração do Itamaraty, Vieira e al-Shaibani discutiram o fortalecimento das relações bilaterais e a situação de segurança na Síria durante o encontro em Nova York, na sede do evento da ONU. O chanceler brasileiro enfatizou a necessidade de uma transição política pacífica e inclusiva no país sírio.
Assim como o atual presidente da Síria, Ahmed al-Sharaa, al-Shaibani possui um histórico ligado ao jihadismo. O chanceler atual é apontado como um dos fundadores da Frente Nusra, um grupo terrorista que teve conexões com a Al-Qaeda e o Estado Islâmico (ISIS) — grupo que foi dissolvido e convertido no HTS posteriormente.
Apesar dessas conexões, o governo provisório da Síria tem feito diversas promessas para estabilizar o país e promover uma gestão mais representativa e ampla, contrastando com a administração anterior dominada pela família Assad por mais de cinquenta anos.