Um espetáculo impressionante poderá ser observado na noite desta segunda-feira (28/7) em todo o país, a olho nu. Após o pôr do sol, a Lua se destacará no céu e, ao seu lado, aparecerá o planeta Marte, visível como um ponto vermelho brilhante.
Especialistas indicam que o melhor momento para conferir esse alinhamento é até as 20h30 nas áreas urbanas e até as 21h em locais com céu mais escuro.
Pessoas de todas as regiões do Brasil, mesmo de cidades com muita iluminação artificial, terão a chance de contemplar essa bela visão.
Para uma experiência ainda melhor, é recomendado o uso de binóculos ou telescópios, que podem permitir ver ambos os astros juntos no mesmo campo de visão, dependendo do equipamento.
Um destaque adicional da noite será o brilho suave na parte escura da Lua, conhecido como Luz Cinérea, que ocorre por causa da luz solar refletida pela Terra.
Urânia Planetário explica que esse brilho delicado na região escura da Lua é resultado da luz da Terra refletida, um fenômeno chamado popularmente de “brilho terrestre” no céu lunar.