31.5 C
Brasília
quinta-feira, 11/09/2025

Marinho diz que solução para julgamento de Bolsonaro está no Congresso

Brasília
céu limpo
31.5 ° C
31.5 °
28.9 °
15 %
1.5kmh
0 %
qui
32 °
sex
33 °
sáb
34 °
dom
33 °
seg
34 °

Em Brasília

O líder da Oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), afirmou nesta quinta-feira (11/9) que a maioria formada pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras sete pessoas por tentativa de golpe é um “jogo combinado” e ressaltou que “a solução está no Congresso”, mencionando a possibilidade de anistia.

As negociações para conceder perdão ao ex-presidente, seus aliados e outras pessoas condenadas pelos eventos de 8 de Janeiro devem ganhar força no Congresso após o término do julgamento previsto para esta sexta-feira (12/9), quando os cinco ministros da primeira turma decidirão sobre as penas dos oito condenados.

“É um jogo combinado. Alguém esperava um resultado diferente? Agora a solução está no Congresso Nacional. É hora da anistia e vamos trabalhar para conseguir isso”, declarou Marinho à saída da CPMI do INSS.

Votaram pela condenação Bolsonaro e outros sete ministros: Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino e Cármen Lúcia. O ministro Luiz Fux votou pela absolvição e o presidente da turma, ministro Cristiano Zanin, iniciou sua votação.

A oposição rejeita a chamada “anistia light”, que não beneficiaria o ex-presidente Jair Bolsonaro. Marinho enfatizou que aliados do ex-presidente pretendem trabalhar para aprovar um perdão amplo, geral e irrestrito nos plenários da Câmara e do Senado.

Veja Também