A Marinha do Brasil demonstrou sua capacidade militar durante um exercício da Operação Atlas Armas Combinadas, com participação de aproximadamente 2,5 mil militares e 180 veículos e aeronaves. A ação ocorreu nesta terça-feira (16/9) no Campo de Instrução de Formosa (GO).
Entre as inovações apresentadas, destaca-se o primeiro drone kamikaze fabricado no Brasil. Este veículo aéreo não tripulado possui alcance de até 5 km e autonomia de voo por cerca de 25 minutos. Ele é capaz de transportar munições e explosivos, entre outros itens.
Além disso, fuzileiros navais realizaram simulações de ataques usando munição real de metralhadoras .50, mísseis anticarro e antiaéreos.
Marcos Sampaio Olsen, comandante da Marinha, destacou: “Esta é uma operação de grande magnitude, que busca testar ações de coordenação e apoio de fogo.”
Sobre a Operação Atlas
Lançada em 30 de julho, a Operação Atlas é uma iniciativa coordenada pelo Ministério da Defesa que integra a atuação das Forças Armadas para fortalecer a presença militar na Amazônia, incluindo a Marinha, o Exército e a Aeronáutica.
A operação está estruturada em três etapas: planejamento conjunto, deslocamento estratégico e exercícios no terreno. Estão previstos exercícios táticos em campo a partir do dia 2 de outubro.