A Marinha do Brasil deu autorização para que um navio de guerra do Reino Unido possa atracar em portos brasileiros. O navio HMS Forth, da Marinha Real Britânica, está previsto para permanecer no Brasil até o início de fevereiro.
De acordo com um despacho oficial do Ministério da Defesa e da Armada, o HMS Forth chegou ao porto do Rio de Janeiro em 9 de janeiro e deverá permanecer até o dia 21 do mesmo mês.
Posteriormente, a embarcação seguirá para a Base Naval da Ilha das Cobras, também no Rio de Janeiro, onde ficará entre os dias 22 e 29 de janeiro. Além disso, recebeu autorização para atracar em outras águas brasileiras entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro, em local a ser informado pela Marinha.
Até o momento, o objetivo exato da visita do HMS Forth ainda não foi confirmado. O navio de patrulha está retornando ao Reino Unido após quase seis anos de atuação no Atlântico Sul.
Segundo a Marinha Real Britânica, a embarcação percorreu aproximadamente 155 mil milhas náuticas, equivalente a sete voltas ao redor do mundo, durante sua missão, principalmente operando na região costeira das Ilhas Malvinas, território administrado pelo Reino Unido desde o conflito com a Argentina em 1982.
