Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, encontrou-se com o papa Leão XIV durante uma cerimônia realizada na quarta-feira (1º/10), e fez um convite ao pontífice para participar da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém, no mês de novembro.
O evento teve lugar em Castel Gandolfo, localizado a aproximadamente 40 minutos do Vaticano, comemorando o 10º aniversário da Encíclica Laudato si’, documento elaborado pelo papa Francisco que criticava o consumismo e enfatizava a necessidade de lutar contra a degradação ambiental e as alterações climáticas.
De acordo com o Vatican News, o convite para o Brasil foi confirmado oficialmente. “O papa Leão XIV recebeu hoje a ministra brasileira do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva. Ambos participaram da cerimônia do 10º aniversário da Laudato si’. A representante brasileira convidou o papa para estar presente na COP30, que acontecerá em Belém do Pará”, relatou o canal oficial de notícias do Vaticano.
Marina Silva compartilhou nas redes sociais seu papel como oradora no evento, destacando que “é contraditório afirmarmos que amamos o criador enquanto destruímos a criação”.
A delegação do Brasil também incluiu Frederico Assis, representante da COP30 para enfrentamento da desinformação; o cardeal Dom Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); além de membros de grupos indígenas e ativistas ambientais.