O Monitor da Mineração do MapBiomas foi retirado do ar logo após seu lançamento, devido à descoberta de erros nos números apresentados sobre irregularidades nos processos de mineração no Brasil. A plataforma passará por correções e deve voltar ao funcionamento em breve.
Inicialmente, a ferramenta indicava que 95.740 processos no país, correspondendo a 37%, continham inconsistências. Porém, os dados corretos mostram que são 22.668 processos, ou 8,8% do total de 257.591 processos registrados na Agência Nacional de Mineração (ANM). A informação errada foi propagada por alguns veículos de imprensa e posteriormente corrigida.
César Diniz, coordenador da equipe de Mineração do MapBiomas, explicou que houve uma falha na programação da plataforma que interpretava os dados.
“O erro na contagem aconteceu por uma falha lógica na interpretação dos sinais de inconsistência nos processos”, disse Diniz.
A versão inicial da plataforma estava analisando somente as autorizações de pesquisa, em vez de mostrar a distribuição correta das inconsistências nos processos minerários.
Diniz afirmou que o erro foi detectado no mesmo dia do lançamento e, por isso, a plataforma foi retirada do ar imediatamente. Em breve, uma nova versão atualizada, beta 1.1, será lançada no site da MapBiomas, acompanhada de uma nota explicando o ocorrido. As informações foram apuradas pela Agência Brasil.

