A manifestação bolsonarista marcada para o dia 7 de Setembro em São Paulo contará com a presença dos governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Romeu Zema (Novo-MG) e Jorginho Mello (PL-SC). O evento foi organizado por lideranças de direita com o objetivo de mostrar força e pressionar o Congresso a discutir a proposta de anistia para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros que possam ter sido condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.
O ato é liderado pelo pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo. Espera-se que a manifestação tenha como destaque a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que preside o PL Mulher, representando a família, especialmente após a prisão domiciliar do ex-presidente, que enfrentará julgamento na próxima semana.
A participação dos governadores também tem um propósito estratégico. Tarcísio de Freitas é considerado um possível candidato à Presidência em 2026 e é um dos principais articuladores da proposta de anistia. Na semana anterior, ele esteve duas vezes em Brasília buscando apoio para aprovar a anistia no Congresso, esperando ter o aval de Bolsonaro para impulsionar sua campanha presidencial.
Além disso, Tarcísio de Freitas mencionou a possibilidade de oferecer um indulto ao ex-presidente caso seja eleito, o que gerou desconforto em parte da família de Bolsonaro. O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, reforçou que o partido continua considerando Bolsonaro como o candidato oficial, sem planos alternativos.
Romeu Zema também aparece como possível candidato à Presidência, embora tenha menos apoio do Centrão e dos grupos de direita. Já Jorginho Mello participará do ato por sua proximidade com o ex-presidente, sem intenção de disputar a presidência. Outras lideranças da direita, como o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), e o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), também devem estar presentes na Avenida Paulista.
Além de São Paulo, atos bolsonaristas estão sendo organizados em outras localidades, como no Rio de Janeiro. Aliados do ex-presidente planejam um protesto em frente à sua casa de praia em Angra dos Reis, na Vila Histórica de Mambucaba, a partir das 10h, para manifestar apoio ao ex-mandatário.