19.5 C
Brasília
sábado, 14/02/2026

Mandados são cumpridos na terceira fase da operação território seguro em Natal e Parnamirim

Brasília
céu limpo
19.5 ° C
19.5 °
17.3 °
88 %
0kmh
0 %
sáb
27 °
dom
26 °
seg
27 °
ter
27 °
qua
27 °

Em Brasília

A terceira etapa da Operação Território Seguro aconteceu na quinta-feira (12) no Rio Grande do Norte, nas cidades de Natal e Parnamirim. Nesta ação, 14 mandados de prisão e de busca e apreensão foram realizados contra pessoas investigadas por participação em organizações criminosas.

Esta operação faz parte do programa Território Seguro, que é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) junto com o governo do Rio Grande do Norte. O intuito é diminuir a criminalidade e aumentar a presença do Estado em áreas consideradas vulneráveis.

A Polícia Civil do RN liderou a operação, contando com o apoio da Polícia Militar, Polícia Penal, Ministério Público estadual e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). Mais de 300 agentes participaram das ações.

Em Natal, a operação ocorreu nos bairros Mãe Luíza, Rocas, Cidade da Esperança, Nossa Senhora de Nazaré e Quintas, enquanto em Parnamirim os mandados foram cumpridos em Monte Castelo.

As investigações indicam que os suspeitos fazem parte de grupos criminosos que atuam no estado e fornecem apoio logístico para atividades ilegais. As apurações começaram após conflitos na Zona Leste de Natal, entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026.

Foi identificado que alguns suspeitos guardavam armas de fogo em imóveis ligados a esses grupos. Também houve coleta de provas sobre a divulgação de conteúdos que promovem facções criminosas.

Além disso, os agentes chegaram a grupos suspeitos de arrombar veículos com ferramentas específicas e bloqueadores de sinal. Entre as acusações estão receptação, adulteração de veículos, tráfico de drogas, associação para o tráfico e comércio ilegal de armas.

O programa Território Seguro une ações de combate ao crime organizado com medidas de prevenção à violência e promoção de direitos, sendo executado pelo MJSP em parceria com o governo do RN, com base em estudos da Escola de Segurança Multidimensional da Universidade de São Paulo (USP).

Além da atuação policial, o programa busca implantar gradualmente serviços essenciais para garantir o Estado permanentemente nesses locais, combinando forças de segurança com políticas sociais, ampliando o acesso a serviços públicos e fortalecendo a relação com a comunidade.

Com informações do Governo Federal

Veja Também