O democrata muçulmano Zohran Mamdani, recentemente eleito prefeito de Nova York, dirigiu uma mensagem ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em seu discurso de vitória após conquistar 50,3% dos votos.
A eleição, realizada na terça-feira (5/11), registrou a maior participação popular desde 1960, com mais de 2 milhões de eleitores comparecendo às urnas. Em meio aos seus apoiadores, o socialista criticou as políticas anti-imigratórias e provocou Trump: “Sei que está assistindo, aumente o volume”.
“Então, Donald Trump, sei que você está vendo, tenho algumas palavras para você. Aumente o volume”, declarou Mamdani no início do seu discurso.
Ele afirmou que “Nova York continuará a ser uma cidade formada por imigrantes, construída por imigrantes, fortalecida por imigrantes e até hoje liderada por um imigrante. Portanto, ouça-me, presidente Trump, para alcançar qualquer um de nós, vocês terão que enfrentar todos nós.”
Com 89% das urnas apuradas, Mamdani recebeu mais de 1 milhão de votos (50,3%), superando o ex-governador Andrew Cuomo (41,6%) e o candidato republicano Curtis Sliwa (7,1%).
Há uma evidente oposição entre as ideologias políticas de Trump e Mamdani. O presidente norte-americano já chamou Mamdani de “comunista” e ameaçou cortar verbas federais destinadas à maior cidade dos EUA.
O discurso favorável aos imigrantes dificulta a construção de uma boa relação entre Mamdani e Trump. O presidente enviou agentes federais de imigração e tropas da Guarda Nacional a grandes cidades americanas, incluindo Nova York, com o objetivo de combater crimes, a falta de moradia e a imigração ilegal.
Além de combater a política anti-imigração, o prefeito eleito prometeu corrigir falhas no sistema tributário norte-americano que beneficiam os ultraricos.
“Vamos acabar com a cultura de corrupção que permitiu a bilionários como Trump evitar impostos e explorar brechas fiscais. Faremos parceria com os sindicatos e ampliaremos as proteções trabalhistas”, declarou.
Vitória de Mamdani em Nova York
Zohran Mamdani será o 111º prefeito de Nova York. Ele é o mais jovem a alcançar o cargo e o primeiro muçulmano a ser eleito para governar a maior cidade dos Estados Unidos. Diferentemente de outros democratas tradicionais, ele pertence à ala de esquerda do partido e é filiado aos Socialistas Democráticos da América.
Após sua vitória, Mamdani compartilhou um vídeo nas redes sociais que mostra as portas de um metrô se abrindo, com uma narração anunciando: “Próxima e última parada: Prefeitura”, em referência à estação localizada próxima ao edifício da Prefeitura de Nova York.
O programa eleitoral de Mamdani está centrado em encontrar soluções para os desafios enfrentados pela classe trabalhadora, tais como os custos elevados de creches, transporte público, moradia e alimentação.
