28.5 C
Brasília
segunda-feira, 22/09/2025

Malta vai reconhecer oficialmente o Estado da Palestina

Brasília
nuvens quebradas
28.5 ° C
28.5 °
27.6 °
52 %
8.2kmh
75 %
seg
29 °
ter
29 °
qua
30 °
qui
28 °
sex
26 °

Em Brasília

Seguindo outros países que já tomaram essa iniciativa, a Ilha de Malta, localizada no sul da Europa, anunciou que está prestes a reconhecer oficialmente o Estado da Palestina. O comunicado formal está previsto para ser feito nesta segunda-feira (22/9), durante a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas, realizada nos Estados Unidos.

O primeiro-ministro de Malta, Robert Abela, comunicou a decisão por meio das redes sociais.

“No mesmo dia em que nosso país reconhece o Estado Palestino, foi enviada uma carga de 250 toneladas de ajuda humanitária de Malta para Gaza. Esta ajuda, coordenada pela World Central Kitchen, servirá para apoiar o povo palestino. Paralelamente, continuamos acolhendo crianças palestinas feridas no conflito em nosso próprio país. Estamos comprometidos não apenas com declarações visando soluções futuras, mas igualmente com ações práticas para aliviar o sofrimento atual”, afirmou Abela.

Além de Malta, outros países que recentemente oficializaram o reconhecimento do Estado da Palestina incluem Austrália, Canadá, Reino Unido e Portugal.

O Brasil manifestou aprovação a essa decisão: “O governo brasileiro acolhe com satisfação o anúncio do reconhecimento do Estado da Palestina pela Austrália, Canadá, Reino Unido e Portugal. A decisão desses países – que deve ser seguida por outros durante a 80ª Semana de Alto Nível da Assembleia-Geral da ONU, que começa no próximo dia 23 – demonstra o consenso internacional crescente para garantir ao povo palestino o direito à autodeterminação”, comunicou o Itamaraty.

O Brasil reconhece a Palestina como Estado desde 2010. Espera-se que outros líderes mundiais, como os dos Estados Unidos e da França, sigam essa medida ainda esta semana, embora até o momento não tenha sido feito nenhum anúncio oficial.

Veja Também