28.5 C
Brasília
domingo, 26/10/2025

Mais pessoas visitam os locais culturais do DF em 2025

Brasília
nuvens dispersas
28.5 ° C
29.8 °
28.5 °
35 %
4.1kmh
40 %
dom
31 °
seg
31 °
ter
32 °
qua
32 °
qui
33 °

Em Brasília

Segundo dados da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, quase 145 mil pessoas visitaram bibliotecas públicas e locais culturais entre janeiro e setembro de 2025.

Essa estatística inclui a Biblioteca Nacional de Brasília e uma rede de 24 bibliotecas em diferentes regiões do DF.

Para a gerente de atendimento da Biblioteca Nacional de Brasília, Aline Alves, o aumento no número de visitantes se deve ao esforço para tornar esses locais mais conhecidos e atrativos. “Muitas pessoas não acreditam que o prédio é uma biblioteca até conhecerem os serviços disponíveis. Também organizamos vários eventos culturais; passamos de um clube do livro para seis em um ano”, explica.

Locais para estudo e convivência

Com mais de 60 mil itens, o acervo da Biblioteca Nacional cobre diversas áreas do conhecimento, com livros que vão da filosofia a revistas em quadrinhos. Aline Alves destaca que o papel da biblioteca vai além do empréstimo de livros, oferecendo acesso à leitura e informação para pessoas que não poderiam comprar livros devido à desigualdade social.

Um frequentador assíduo, o publicitário Luiz Fernandes, 41 anos, conta que a biblioteca faz parte de sua rotina diária, pois oferece um ambiente calmo e bem estruturado para estudar e trabalhar.

Bibliotecas nas regiões administrativas

Na Biblioteca Pública de Samambaia, o aumento de visitantes acompanhou melhorias no espaço e nos cuidados com o acervo. Estudantes e moradores da região usam cada vez mais a biblioteca para leitura e cursos.

O analista de políticas públicas Alexandre Ribeiro Rodrigues ressalta que melhorias como ar-condicionado, melhor internet e baias de estudo, além da divulgação em redes sociais, ajudaram a divulgar a biblioteca.

Para quem precisa de um ambiente tranquilo para estudar, a biblioteca é fundamental. Alunos relatam dificuldade em estudar em casa e encontram ali silêncio e foco para atingir seus objetivos, como é o caso da estudante Maysa Lopes, 22 anos, que frequenta a biblioteca para estudar para concursos públicos.

Investimento em cultura

A Secretaria de Cultura tem investido na ampliação e modernização das bibliotecas. O número de empréstimos cresceu de 8 mil em 2022 para 23 mil em 2024. Em 2025, foram adquiridos 120 mil novos livros, com a meta de chegar a 1 milhão.

Além disso, são oferecidos aulões gratuitos para o Enem, vestibulares e concursos para mais de 4 mil pessoas, e há a Segunda Arena Gamer gratuita do Brasil, com 23 mil atendimentos.

Veja Também