A partir desta segunda-feira (14), os moradores do Gama e de Santa Maria terão mais opções no transporte público. A Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF) criou duas novas linhas de ônibus, a 2213 e a 2311, e aumentou o número de viagens em 11 linhas já existentes. Essas mudanças vão ajudar as pessoas a se deslocarem melhor, especialmente nos horários de pico, e atender ao aumento da demanda nas duas regiões.
As novas linhas funcionarão no período da tarde e início da noite, com 16 viagens entre 14h20 e 19h20, passando por locais importantes como ParkShopping, CasaPark, Novacap e a estação Park Way do BRT. A empresa Pioneira será responsável pela operação, com tarifa de R$ 5,50.
Novas linhas
- Linha 2213: Estação Park Way / SGCV (ParkShopping / Novacap). Viagens entre 14h20 e 18h40, com saídas a cada 20 minutos.
- Linha 2311: Estação Park Way / SGCV / Terminal de Integração de Santa Maria. Viagens às 19h e 19h20.
Além das novas linhas, a Semob aumentou as viagens em 11 linhas que ligam o Gama e Santa Maria ao Plano Piloto e outras regiões do Distrito Federal. No total, foram incluídas 34 viagens novas e adicionados dez ônibus articulados, que têm mais espaço para passageiros.
Alterações nas linhas de Santa Maria
- 2302 e 2303: Troca de três ônibus comuns por articulados, sem mudanças nos horários.
- 2304: Uma nova viagem em dias úteis, com horários entre 5h40 e 7h45 (ida) e 16h40 e 17h50 (volta).
- 2306 e 2307: Quatro novas viagens cada, duas pela manhã e duas à tarde.
- 2310: Três novas viagens em dias úteis, com ida entre 5h05 e 8h e volta entre 16h20 e 18h20.
Alterações nas linhas do Gama
- 2202 e 2205: Substituição de ônibus comuns por articulados.
- 2206 e 2208: Duas viagens novas por linha em dias úteis, nos horários de pico da manhã e da tarde.
- 2210: Duas viagens extras diárias, saindo do Gama entre 5h50 e 7h10, e retorno do SAAN entre 16h50 e 18h20.
Segundo Zeno Gonçalves, secretário de Transporte e Mobilidade, essas mudanças surgem após acompanhamento constante das necessidades da população. “A Semob monitora as linhas regularmente, verificando a relação entre a demanda e a oferta, para identificar onde são necessárias intervenções, seja criando novas linhas, trocando o tipo de ônibus ou aumentando o número de viagens. O objetivo é garantir melhorias para quem precisa se deslocar”, disse.
Os novos horários estarão disponíveis no aplicativo DF no Ponto a partir de segunda-feira.
Informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF)