Nesta terça-feira (30), alunos do 5º ano do ensino fundamental se tornaram novos protetores do meio ambiente. A formatura, realizada no Centro de Ensino Fundamental Lobo Guará, no Riacho Fundo II, contou com a participação de 77 estudantes que fizeram parte do grupo Lobeira, do Programa de Educação Ambiental Lobo-Guará (Prealg), liderado pela Polícia Militar do Batalhão Ambiental.
O curso de Protetores do Meio Ambiente é uma ação preventiva da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). O objetivo é despertar a consciência ambiental dos jovens e incentivá-los a compartilhar o que aprenderam. Durante as aulas, os alunos tiveram orientações sobre a conservação da fauna e flora, o uso responsável da água, a importância da reciclagem e da manutenção do bioma Cerrado.
A cerimônia também marcou os 22 anos do programa, desenvolvido em 2003 pelo batalhão ambiental. Até hoje, mais de 14 mil jovens já foram formados como protetores ambientais, e cerca de 700 mil pessoas foram alcançadas por ações educativas. O projeto é reconhecido por sua atuação na prevenção de crimes ambientais, especialmente no combate à criação ilegal de animais silvestres, conforme a Lei nº 9.605/1998, conhecida como Lei de Crimes Ambientais.
*Informações fornecidas pela PMDF