26.5 C
Brasília
sábado, 31/01/2026

Mais de 6 mil pessoas recebem serviços gratuitos no GDF em Recanto das Emas

Brasília
nuvens quebradas
26.5 ° C
26.7 °
26.5 °
61 %
4.6kmh
75 %
sáb
25 °
dom
24 °
seg
22 °
ter
24 °
qua
20 °

Em Brasília

A 68ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão, realizada pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), atendeu mais de seis mil pessoas nos dias 30 e 31 de janeiro em Recanto das Emas, próximo ao Skate Parque na Quadra 206. O evento ofereceu serviços públicos gratuitos de cidadania, assistência, capacitação e cuidado, mostrando o compromisso do governo em levar esses serviços para a população mais vulnerável.

Um momento importante foi a inscrição para o primeiro Casamento Comunitário de 2026, que acontecerá em 22 de março. Voltado para casais em situação de vulnerabilidade social, o programa cobre todas as taxas cartoriais e a cerimônia gratuitamente. Casais como Lucélia de Oliveira, 43 anos, e Jackson Pereira, 36 anos, que vivem juntos há 14 anos, aproveitaram para oficializar a união. Segundo Lucélia, “Sempre quisemos casar, mas parecia difícil. Agora sabemos que será possível vivenciar tudo isso, desde os preparativos até a festa”. Desde 2021, o Casamento Comunitário já oficializou mais de mil casais no DF, com cerca de 400 no ano passado. As inscrições podem ser feitas em locais como a Rodoviária do Plano Piloto, Praças dos Direitos de Ceilândia e Itapoã, e Estação Cidadania do Recanto das Emas.

Outro destaque foi o curso Nasce uma Estrela, em sua 26ª edição, que orienta gestantes e familiares sobre amamentação, cuidados pós-parto e primeiros socorros. Participantes como Ana Carolina Silva, grávida de sete meses, e Soraya Souza, mãe de um bebê de quatro meses, saíram mais preparadas para cuidar de seus filhos. Ao final, as gestantes receberam bolsas com itens essenciais para bebês, produzidos por pessoas privadas de liberdade capacitadas pela Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap-DF), que promove a reintegração social.

Para os idosos, o programa Viver 60+ ofereceu uma aula de ritmo com o professor Tay Max, promovendo saúde e integração. Para as crianças, o evento contou com games, brincadeiras, brinquedos de madeira feitos por reeducandos da Funap-DF, cama elástica, corrida de quadriciclo, teatrinho do Detran-DF, além de pipoca e algodão-doce.

Os participantes também resolveram diversas pendências no local. Amanda Pereira da Silva atualizou seu cadastro no Cras enquanto os filhos se divertiam. Gleidivânia Sampaio, desempregada, registrou-se na Agência do Trabalhador, tirou identidade para o filho, atualizou vacinas e inscreveu sua gata para castração. No total, 168 cães e gatos foram cadastrados para o procedimento, em parceria com a Secretaria de Proteção Animal (Sepan-DF), que também realizou vacinação dos animais.

O evento contou com atendimentos do Na Hora e da Polícia Civil, orientações jurídicas da Defensoria Pública, serviços de saúde e beleza com parceiros e voluntários, assistência social, oficinas e programação cultural. A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou que a iniciativa proporciona acesso rápido e digno aos serviços. “Levamos cidadania, cuidado e bem-estar para perto da casa das pessoas. É o governo presente, facilitando a vida de quem mais precisa”.

Em 23 edições realizadas no ano passado, o programa somou mais de 160 mil atendimentos em várias regiões administrativas. Desde seu início, em fevereiro de 2023, o GDF Mais Perto do Cidadão já ultrapassou 500 mil atendimentos no Distrito Federal.

Veja Também