De acordo com a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios Ampliada (Pdad-A), no Distrito Federal, dos 378 mil idosos que possuem algum aparelho eletrônico, 287 mil estão usando a internet.
Os aparelhos mais comuns entre eles são os celulares, presentes em mais de 87% dos lares de idosos, seguidos pelos tablets, que aparecem em 6,3% das residências. A maioria dos idosos que usam internet acessam via smartphones ou tablets, representando 98,4% no DF, com números acima de 90% em todas as regiões administrativas.
Um dado novo é que no Distrito Federal a conexão pela Smart TV já passou a de notebooks e computadores em 11 regiões administrativas, com destaque nas regiões de Águas Claras e Sudoeste/Octogonal.
No DF, 75,9% dos idosos têm acesso à internet. Em locais como Sudoeste/Octogonal (93,3%), Águas Claras (91%) e Lago Sul (90,3%), a porcentagem ultrapassa 90%. As regiões com menor índice de idosos conectados são Fercal (54,3%) e Varjão (57,4%).
Segundo a diretora de Estatística e Pesquisa Socioeconômica do IPEDF, Francisca Lucena, “A internet entre os idosos pode ajudar a evitar o isolamento social e criar redes que promovem uma vida social mais ativa, além de facilitar o acesso aos serviços públicos”.