31.5 C
Brasília
terça-feira, 30/09/2025




Mais de 200 mil idosos vivem no DF, número cresce rápido

Brasília
céu limpo
31.5 ° C
32.3 °
31.5 °
16 %
5.1kmh
0 %
ter
31 °
qua
32 °
qui
31 °
sex
31 °
sáb
32 °

Em Brasília

No Distrito Federal, o número de pessoas com 60 anos ou mais está aumentando rapidamente, chegando a mais de 200 mil. Em 2000, só 5,3% da população era idosa; em 2010, esse número passou para 7,7%, e a previsão para 2030 é que chegue a quase 15%.

Carlos Uribe, neurologista do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF), explica que “Estamos passando por uma mudança social. As pessoas estão vivendo mais e precisam aprender a aproveitar cada fase da vida com saúde.”

Por trás dos números, há histórias como a de Epifânia Maria de Jesus, conhecida como “Dona Pifa”. Ela nasceu em Correntina, Bahia, e tem 108 anos. Dona Pifa é matriarca de uma grande família e representa um século de histórias. Mesmo com os desafios da idade, ela mantém a energia e o bom humor, destacando que seu segredo é a alegria de viver.

No Dia Nacional da Pessoa Idosa, 1º de outubro, refletimos sobre a importância de cuidar da saúde para ter qualidade de vida e bem-estar na terceira idade. Exemplos como o de Dona Pifa mostram que envelhecer pode ser algo leve e inspirador.

Hábitos saudáveis fazem diferença

Carlos Uribe sugere algumas práticas para uma velhice saudável: alimentação balanceada, exercícios regulares como caminhada e alongamento, consultas médicas e exames preventivos, além de manter amizades e hobbies e ter boa qualidade de sono. Ele ressalta que cuidar da saúde desde cedo traz mais disposição na velhice, mas nunca é tarde para começar.

Idade é apenas um número

Pedro Mauro Braga, com quase 75 anos, é um exemplo de vitalidade. Ele pratica hidroginástica, caminhada, corrida e musculação regularmente. Além dos exercícios, ele se mantém ativo em casa com tarefas diárias e valorizando o tempo com a família, que para ele é a maior fonte de felicidade.

*Com informações do IgesDF




Veja Também