Mais de 2 milhões de aposentados e pensionistas aceitaram um acordo para receber de volta descontos que foram feitos de forma errada por associações e entidades, segundo informou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Esse número representa mais de 70% de todos os beneficiários que podem receber esse dinheiro corrigido pela inflação.
Até a próxima segunda-feira (1º), quase 2 milhões de pessoas terão o valor creditado em suas contas, o que corresponde a 99,5% dos que firmaram o acordo.
“Ultrapassamos a marca de 2 milhões de adesões, mas ainda faltam cerca de 800 mil beneficiários que estão aptos e ainda não aceitaram o acordo. Nosso compromisso é garantir que cada aposentado e pensionista receba seu dinheiro de forma segura”, afirmou em nota o presidente do INSS, Gilberto Waller.
Em julho, o INSS informou que mais de 2,3 milhões de segurados comunicaram ter sofrido descontos indevidos feitos por associações de aposentados e pensionistas e que ainda não foram ressarcidos, o que é necessário para aderir ao acordo.
O pagamento desse ressarcimento custará R$ 3,3 bilhões ao governo, que foi autorizado por medida provisória. Como é um crédito extraordinário, o valor não afetará as metas fiscais do governo.
Os pagamentos começaram no fim de julho, e são feitos na ordem de adesão: quem aderiu primeiro, recebe primeiro.
O valor será pago em uma única vez, corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é a inflação oficial do país. Aposentados e pensionistas ainda podem aderir ao acordo.
Quem pode participar?
Podem aderir aqueles que contestaram os descontos indevidos e não receberam resposta das associações ou entidades dentro de 15 dias úteis.
A adesão ao acordo é gratuita, e antes de aceitar, é possível consultar o valor a ser recebido.
A adesão é feita somente pelos seguintes canais:
- Aplicativo ou site Meu INSS
- Agências dos Correios
A central telefônica 135 está disponível para consultas e reclamações, mas não é um meio para aderir ao acordo.
Como aceitar o acordo pelo aplicativo Meu INSS?
- Abra o aplicativo Meu INSS usando CPF e senha;
- Vá até “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” para cada pedido;
- Leia o último comentário com atenção e, no campo “Aceito receber”, escolha “Sim”;
- Clique em “Enviar” e aguarde o pagamento.
Como funciona o processo até a adesão?
- O beneficiário registra a reclamação sobre descontos errados;
- Aguarda 15 dias úteis para receber resposta da entidade;
- Se não houver resposta, é aberta a opção para aceitar o acordo de ressarcimento.