O Governo do Distrito Federal (GDF) entregou na última quinta-feira (7) a Licença de Instalação para o Condomínio Ouro Vermelho I, localizado no Jardim Botânico. Essa assinatura, feita na sede do condomínio, representa um avanço significativo na regularização das terras e na proteção ambiental da região, beneficiando cerca de 2 mil pessoas com mais segurança jurídica.
O condomínio possui aproximadamente 700 lotes, com 680 já ocupados por construções. A licença oficializa as medidas de proteção ambiental já implementadas e confirma a reorganização urbana da Estrada do Sol. Essa conquista foi possível graças à cooperação entre o governo, a comunidade local e órgãos técnicos, visando o desenvolvimento ordenado e a preservação do meio ambiente.
Durante a cerimônia, o governador Ibaneis Rocha ressaltou o compromisso do governo em regularizar moradias e melhorar a infraestrutura para a população. Ele afirmou que ninguém mais será removido do Jardim Botânico e que todos receberão a escritura definitiva de seus imóveis. O governador também falou dos investimentos em mobilidade, como os viadutos da DF-140, do Mangueiral e um novo viaduto planejado próximo à Ponte JK.
A vice-governadora Celina Leão afirmou que a licença é um marco importante, pois traz segurança tanto jurídica quanto ambiental, regularizando os terrenos, melhorando infraestruturas e consolidando as compensações ambientais. Ela destacou que o trabalho continua para melhorar a qualidade de vida dos moradores do Distrito Federal.
O secretário de Meio Ambiente, Gutemberg Gomes, explicou que a licença possibilita que os moradores vivam legalmente e com proteção jurídica, além de garantir o cumprimento das medidas ambientais para preservar os recursos naturais.
O presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, ressaltou que o Ouro Vermelho I é o primeiro condomínio da Rota do Sol a concluir o processo de regularização, estando totalmente em conformidade com as normas ambientais e urbanísticas, graças à colaboração da comunidade.
A síndica e líder comunitária do condomínio, Rose Marques, considerou essa etapa a mais importante da regularização, pois permitirá avançar para melhorias urbanísticas e a realização do sonho dos moradores de ter suas propriedades totalmente legalizadas.
Obras e melhorias no Jardim Botânico
O Jardim Botânico, em crescimento no Distrito Federal, tem recebido muitos investimentos recentes do governo. Dentre eles estão a duplicação das rodovias DF-001 e DF-140, a construção de viadutos, a modernização da iluminação pública, pavimentação de ruas e a criação de mais de 7 km de calçadas. Desde o ano anterior, mais de duas mil novas empresas foram abertas na região.
Outras iniciativas incluem instalação de 106 abrigos para passageiros, regularização de outros condomínios, implantação de uma adutora pela Caesb e programas como Água Legal, Esgoto Legal e melhorias na iluminação pública no bairro João Cândido. O governo também inaugurou quatro escolas recentemente, incluindo uma no mesmo dia da licitação, além de unidades básicas de saúde, reforço policial com a chegada de 60 novos agentes e construção de estacionamentos públicos.
Com a entrega da Licença de Instalação, o Condomínio Ouro Vermelho I poderá continuar com o registro oficial em cartório, finalizando seu processo de legalização e garantindo o direito à moradia segura e regular para seus moradores.
Informações fornecidas pela Agência Brasília