A programação educativa do Detran-DF foi intensa durante o fim de semana, com equipes visitando várias regiões para promover a segurança no trânsito. De sexta (14) a domingo (17), foram realizadas atividades que abordaram cuidados essenciais durante períodos de chuva e orientações básicas para garantir a segurança, como o uso correto da faixa de pedestres.
As ações também incluíram informações sobre a circulação segura de ciclistas e alertas sobre os riscos da combinação de álcool e direção, tema muito relevante nesta época do ano. Ao todo, 1.775 pessoas participaram das atividades organizadas pelo órgão.
No Núcleo Bandeirante, 150 motoristas foram parados na blitz educativa focada em cuidados no trânsito durante dias de chuva, realizada na sexta-feira (14). Além disso, 360 crianças do Centro de Educação Infantil assistiram a uma apresentação teatral que explicou como se comportar em vias públicas, dentro dos veículos e ao andar de bicicleta.
Na Cidade Estrutural, 350 pessoas que participaram do evento GDF Mais Perto do Cidadão, na sexta (14) e no sábado (15), receberam orientações dos educadores de trânsito do Detran-DF sobre a segurança de pedestres e ciclistas, além de dicas para comportamento seguro dentro dos veículos. Materiais gráficos e um espetáculo teatral auxiliaram na transmissão dessas mensagens.
No Paranoá, 45 ciclistas participaram do projeto Bike em Dia na sexta-feira (14), aprendendo sobre manutenção básica das bicicletas e sobre como pedalar com segurança, além das orientações de segurança viária.
No Guará, 350 pessoas estiveram presentes no projeto Rolé Consciente, que celebrou os 17 anos da Lei Seca na sexta-feira (14). O evento contou com intervenções artísticas, entrega de materiais educativos e palestras que destacaram os perigos da mistura entre álcool e direção.
Em Águas Claras, 70 pedestres receberam orientações sobre como atravessar faixas de pedestres sem semáforo durante o Café na Faixa, realizado na sexta-feira (14). No domingo (16), outras 50 pessoas participaram do Projeto Expressão Artística — Grafite, onde aprenderam sobre travessia segura, circulação de bicicletas e comportamento adequado dentro dos veículos, por meio de atividades educativas, material gráfico, intervenções artísticas com MCs do Trânsito e uma apresentação teatral.
Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito
No domingo (16), o Detran promoveu uma ação especial em memória das vítimas de trânsito no Parque da Cidade Sarah Kubitschek. O evento contou com a participação de 400 pessoas, que tiveram acesso a palestras sobre segurança para pedestres, ao programa Bike em Dia voltado para ciclistas, a blitz educativa e a peça teatral em homenagem ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. Os presentes também receberam materiais informativos que explicam a importância dessa data, celebrada no terceiro domingo de novembro, para a redução de acidentes e mortes no trânsito.
